Toyota com projecto super-inovador

29/06/2009

De acordo com a Toyota não serão precisos nenhum tipo de poderes sobrenaturais para mover uma cadeira de rodas com a mente no futuro. A maior marca de automóveis do Mundo está empenhada no desenvolvimento da sua Máquina de Interface Cerebral (Brain Machine Interface, abreviado para BMI), que usa controlo do pensamento e análise das ondas cerebrais para melhorar a vida de idosos e deficiente dependentes de cadeiras de rodas.

Um conjunto de eléctrodos são ligados à cabeça e medem a actividade cerebral associada a certos pensamentos. Então a BMI demonstra esses mesmos sinais num ecrã acopolado à cadeira, que poderão ser usados para criar um conjunto de instrucções que poderão ser úteis em vários cenários, incluindo mover uma cadeira de rodas eléctrica.

De acordo com a Toyota, a tecnologia BMI terá avançada até um ponto em que é preticamente instantânea, com cerca de 125 milisegundos de atraso em relação à ordem dada, tem uma percentagem de funcionamentos com sucesso de 95% (ou seja, apenas 5% dos casos testados não funcionaram) e poderá ser adaptada a qualquer tipo de pensamentos dos usuários.

A próxima grande questão é: quando é que controlaremos os carros com a mente? E que tal o resto dos equipamentos electrónicos? O futuro promete...

1 comentários:

Unknown disse...

Excelente artigo... excelente iniciativa por parte da Toyota! Os meus parabéns pela sensibilidade desta grande empresa para iniciativas deste género...

*beijinho Dário e parabéns pelo teu blog onde nos presenteias com notícias diárias ;)*