Rumores de um Audi R8 eléctrico

28/05/2009

Em Setembro no Salão de Frankfurt, a Audi pretende revelar novas versões dos seus actuais carros assim como novos modelos: Audi
A8, A5 Sportback, e duas novas versões do R8.

As revistas Auto Motor und Sport e L'Automobile reportam que a Audi revelará finalmente um R8 Spyder, versão descapotável do superdesportivo da Audi, com dois motores disponíveis: o 4.2 V8 de 420 cavalos e o novo motor lançado para o R8, o V10 de 5.2 litros a debitar 525 cavalos de potência máxima.

Mas a grande notícia é na realidade um rumor que corre na internet de que também será mostrado um protótipo do R8 com motor eléctrico. Não há detalhes para já, por isso não se sabe se será um eléctrico puro, um híbrido, uma edição limitada ou, muito provavelmente, apenas uma indicação de que a Audi está de olho no futuro...

De qualquer maneira a notícia promete...e prometo que estarei atento a Frankfurt para desvendar este mistério.

3 comentários:

EMBREAGEM disse...

Bom dia !

Tenho um problema sobre o qual gostaria de ouvitr opinião

Comprei uma carrinha toyota avensis, em janeiro (nova).
Quem aconduz é a minha mulher, encartada há 30 anos, sem acidentes e que nunca teve qualquewr problema mecãnico nos carros que tivemos, escepto neste.

Na passada 3ªFeira, começou a sair fumo do capot.
Guinchada a viatura para a toyota de VNGaia (salvador caetano da av. vasco da gama) onde comprei a viatura - ´-em dito que a embreagem esté estragada e que tenho de pagar uma nova(€ 1700 + IVA)pois não está coberta pela garantia
Acho isto, revoltante.
Como é possível não estar garantida ?
A condução não é negligente.

Há alguém que me possa ajudar a fazer a toyota a cumprir com a lei, no que toca a venda de coisa defeituosa, cuja garantia legal é de 6 meses

O acp ou a acap patrocina a resolução destas situações ?

Vale a pena pedir o livro de reclamações ?

Que fazer ?

Stigster disse...

Boas meu caro,

Antes demais, gostaria de agradecer o seu comentário e a sua preferência.


Em relação ao seu problema:

Na realidade este problema pode ter duas vertentes, a de erro de condução e a de defeito de fabrico.

Passo a explicar:
Por lei todo o material vendido deve ter garantia de 2 anos contra defeitos de fabrico, mas não contra erros de utilização.
Estou só a dizer as hipóteses, pois tenho um caso de um familiar próximo que teve o mesmo tipo de problema quando passou de um carro com embraiagem por cabo para um carro com embraiagem hidraulica.

A pessoa em questão estava habituada a uma embraiagem mais rija, e a controlar a potencia do carro jogando com a embraiagem, e tinha por habito andar com o pé constantemente em cima da embraiagem, sem a pressionar muito (ou seja, a "jogar" com aquela habitual folga que o cabo tem).

Mas ao passar para um carro com muito mais potência que o anterior e com embraiagem hidraulica, ao fazer o mesmo tipo de condução, queimou completamente a embraiagem em menos de 6 meses.
Pois, com algum medo do carro, controlava a sua potência com a embraiagem, e por ter o pé sempre em cima da embraiagem, por pouco que fosse, os sensores estavam activados, e a embraiagem estava a trabalhar na mesma...estando constantemente a queimá-la.
Há que ter em atenção que este tipo de embraiagens são muito macias, ou "leves", e não se consegue ter aquela sensibilidade que se tem num carro com embraiagem por cabo...


Caso realmente veja que o caso não é esse, há sempre a possibilidade de haver um defeito de fabrico. Embora não seja hábito na marca em questão, é sempre uma possibilidade.
Pode ser um defeito de funcionamento da bomba de embraiagem, ou de lixo nas tubagens, por exemplo, e nesse caso, mesmo que fique com uma embraiagem nova, passado pouco tempo vai voltar a queimá-la...

Como saber? Tem duas opções neste caso, a primeira é a de pedir uma peritagem a um centro de peritagem automóvel, a segunda é a de entrar em contacto com o CASA (Centro de Arbitragem do Sector Automóvel).

-Ao pedir a peritagem, vai ter um custo para si, mas vai ficar a saber a causa de a embraiagem estar estragada. O perito vai fazer uma análise ao carro em questão, analisar os mecanismos da embraiagem e ver de onde vem o problema: má utilização ou defeito de fabrico.

-A CASA, é uma organização sem fins lucrativos, que tem apoio de vários organismos, tais como o ACP, ACAP, DECO, ANECRA (Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel), entre outros muito importantes nesta questão.
Esta organização faculta de forma gratuita toda a ajuda necessária em caso de litígios decorrentes da aquisição e utilização do veículo automóvel, disponibilizando a consumidores e a empresários do sector automóvel, serviços de informação, mediação, conciliação e arbitragem de conflitos.

Tente entrar em contacto com o CASA para uma ajuda em relação ao seu problema: o site é http://www.centroarbitragemsectorauto.pt/

Neste site tem todos os contactos, e informação relativamente a este centro, e seu objectivo.

Espero tê-lo ajudado o mais possível, e que a sua situação se resolva o mais rapidamente possível.

Cumprimentos deste seu blog,
Ao Corte

EMBRAIAGEM AGRADECIDA disse...

Antes de mais quero agradecer a amabilidade da sua resposta, que é bem afinada.
Este blog é auttênfico serviço público.
Vou visitá-lo amiúde e recomendá-lo.

Ao fazer o comentário, por lapso "colei" o prazo de 6 meses (relativo a venda de coisa defeituosa, previsto Código Civil mas aplicável a prrazo para denúncia de defeito, situação diversa).

A legislação que interssa ler, e desde já recomendo, é o DL 84/2008 de 21 de Maio, que estudei no dia 1 de Junho (dado que não é legislação que aplique na minha área de intervenção).
Tal DL integra directiva comunitária (e já havia outra anteriores similares, que este dispositivo legal veio melhorar)

Talvez, que bem aproveitado, possa ser usado, independentemente do estilo de condução, até tendo em conta o prazo curto.

A ver vamos.
"alea jacta est" :)