VW pretende comprar Toyota

05/02/2010

Com os problemas que a Toyota tem vindo a encontrar ultimamente as vendas têm vindo a descer drasticamente, e já há quem fale em compras por outras marcas.

Os problemas enfrentados pela construtora nipónica têm-se prendido com defeitos de construcção nos aceleradores de vários modelos, assim como, mais recentemente, problemas de design dos sistemas de travagem.

A Volkswagen, por seu lado, está a visionar vendas na ordem das 10 milhões de unidades por volta de 2018, de acordo com a Bloomberg, o que a põe numa boa posição económica para poder adquirir a Toyota como é seu objectivo.

Caso tal aconteça, a VW passaria da maior construtora automóvel na Europa, para a maior do mundo! Comparando a situação das duas marcas, em 2009 a VW aumentou as suas vendas em cerca de 1.1% para 6.29 milhões de unidades vendidas, enquanto a Toyota baixou as vendas em cerca de 13% para 7.81 milhões de unidades vendidas.

Os números apresentados para 2009, e o objectivo para futuro da VW inclui todas as suas marcas, ou seja, Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Seat e Skoda. A Porsche não aparece pois a integração na VW está em vistas para 2011, assim como uma marca mais pequena de seu nome Karmann para 2012.

"Com a implementação da 'Estratégia 2018', o grupo Volkswagen pretende atingir a liderança mundial do sector da indústria automóvel por volta de 2018", podia-se ler num documento oficial da VW. A estratégia inclui grandes cortes de custos como forma de criar um lucro antes de impostos maior do que 8% das vendas, não eliminado o fundo para o estudo e desenvolvimento de veículos eléctricos e híbridos.

0 comentários: