Audi revela detalhes sobre o seu A1

10/02/2010


A Audi finalmente revelou detalhes sobre o seu muito-antecipado A1, antes do seu lançamento oficial no Salão Automóvel de Geneva.

O A1 mede 3.95m de comprimento, 1.74m de largura e 1.42 de altura, tendo uma distância entre eixos de 2.47 metros. E, segundo os seus designers, o carro foi desenhado para ser agressivo e elgante, muito como a maior parte dos Audi.

Os grandes destaques no design vão para a grelha de aro único (como se pode ver nos modelo mais recentes da marca), linhas de largura bem definidas ao longo do carro, pilares C ligeiramente inclinados e arcos do tecto de coloração contrastante. Nos faróis frontais podemos ver as já tradicionais (dos novos modelos claro) luzes LED diurnas em estilo 'asas de gaivota', nos traseiros os cada vez mais usuais LED. Como extra poderemos escolher entre jantes de 15 e 18 polegadas.

No interior podemos encontrar os tradicionais elementos Audi de acabamento de alta qualidade, ou não seria este aclamado o "utilitário de alta gama". Todo o tablier foi desenhado para fazer lembrar asas de avião, com as saídas de ar a fazerem lembrar as turbinas dos aviões a jacto. Outros pontos de interesse são, por exemplo, a utilização de LED's para a iluminação interior do carro, estofos de cores contrastantes (prateados no interior, pretos no exterior), um centro multimédia pois o carro vem equipado com ecrã que aparece do interior do tablier, que também pode ser usado como computador de bordo (inclui mesmo um programa que mostra o consumo actual de combustível, dando dicas de como melhorá-lo). Em opções interiores podemos ter a navegação extra MMI, um sistema de som de 465 wats da Bose, e um tecto panorâmico.

Em termos de motorizações, poderemos contar com 2 motores gasolina TFSI e 2 motores diesel TDI (todos eles de 4 cilindros em linha).

Para os gasolina temos:
  • 1.2 TFSI de 86 cavalos e 160Nm de torque, que dá ao A1 uma aceleração de 12.1 segundos dos 0 aos 100km/h e velocidade máxima de 179km/h. Não é canhão mas consegue consumos de 5.1 aos 100.
  • 1.4 TFSI com 122 cavalos e 200Nm de torque. Este já consegue acelerações na ordem dos 9.2 segundos dos 0-100, e uma velocidade de topo de 200km/h. Segundo a Audi, consegue consumos na ordem dos 5.4 litros aos 100km.
Do lado dos diesel, as opções são 2 motores de 1.6 litros TDI:
  • O primeiro motor, de gama mais baixa, debita apenas 90 cavalos e 230 Nm de toque, com acelerações de 12.2 dos 0 aos 100km/h, e velocidade máxima de 179km/h. Em termos de eficiência este motor consegue fazer consumos de 3.8 litros aos 100 quilómetros.
  • O motor de topo dos TDI desenvolve 105 cavalos e 250 Nm de torque, resultando numa aceleração dos 0 aos 100 em 10.8 segundos e velocidade máxima de 187km/h. Embora tenha mais cavalos o consumo não difere muito, queimando 3.9 litros de gasóleo por cada 100 quilómetros percorridos.
Qualquer seja a escolha de motor, o carro vem sempre equipado com um sistema de recuperação de energia na travagem, bem ao estilo dos híbridos, assim como um sistema de start-stop automático.

As vendas deverão começar neste verão com um preço anunciado de 16 mil euros. Claro está, este preço não se praticará em Portugal, mas sim na Alemanha.

0 comentários: