O segredo da Ferrari

10/02/2010

Segundo a imprensa italiana e francesa, o grande segredo da Ferrari para ter vantagem sobre os adversários em 2010 é a disposição do motor no seu monolugar de competição.

Notícias no Auto Hebbo (França) e La Gazzetta dello Sport (Itália) dizem que a unidade V8 foi montada com um ângulo de 3.5 graus no F10.

Ao ter uma inclinação em direcção à frente do carro, a ideia é recriar o que foi usado no Arrows A2 de 1979, para que permita que haja uma maior passagem de ar por baixo do carro a ser direccionada para o mais sofisticado e maior 'duplo difusor' traseiro.

De acordo com Aldo Costa, o director técnico da equipa, "O novo Ferrari tem uma solução mecânica muito interessante; a maior parte dos segredos estão escondido por baixo da carroçaria."

Segundo as notícias, esta inovação (que afinal não é assim tão nova) consegue poupar "alguns décimos" por volta ao Ferrari de 2010, que foi o mais competitivo em Valencia na semana passada.

O designer do carro, Nikolas Tombazis, admitiu que "O difusor é fundamental. Para maximizar a performance, nós tivemos de rever a traseira e dispor melhor vários componentes. No F10, (o difusor) é maior e mais eficiente do que em épocas anteriores."

O contra para esta solução é a segurança, pois ao estar com uma ligeira inclinação para a frente do carro, o centro de gravidade da parte traseira do carro torna-se mais alto, o que provavelmente a tornará mais solta. Provavelmente ideal para uns 'drifts' em plena pista.

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