Detalhes oficiais sobre o Audi RS5 revelados

23/02/2010

Passaram-se três anos desde que o Audi A5 foi revelado ao mundo, e desde então muito se tem falado sobre a versão desportiva deste modelo da marca alemã, o RS5.

E foi precisamente esta semana que a imprensa automóvel conseguiu deitar mãos à brochura oficial da Audi para a apresentação do carro em Geneva.

Os seguintes detalhes podem-se ler na mesma:
A potência vem dum 4.2 litros V8 naturalmente aspirado (FSI) que produz cerca de 450 cavalos e 430Nm de torque. Vem equipado com uma caixa de 7 relações 'S tronic' que permite que o RS5, de 1725kg, acelere dos 0 aos 100 km/h em apenas 4.6 segundos, e por ai fora continuar até atingir a sua velocidade máxima de 250km/h (electronicamente limitada).
Caso o proprietário ache os 250km/h pouco, pode sempre pedir à Audi para que remova o limitador de velocidade para que o carro possa assim atingir os 280km/h.
Embora consiga esta imensa performance, o carro consegue consumir apenas 10.8 litros de gasolina por cada 100km.

Comparado com o 4.2 litros V8 de 354 cavalos que podemos encontrar no S5 (que será substituído em pouco tempo pelo compressurizado 3.0 litros V6), o motor do RS5 contêm tecnologias que reduzem a fricção dos componentes internos, e uma "intensiva sintonia-fina da admissão de dupla entrada", e um novo sistema de escape.

Para melhorar a estabilidade do carro, a Audi instalou um novo diferencial central de engrenagem coroa. O diferencial auto-blocante "pode variar muito a distribuição do torque entre as rodas da frente e as traseiras. Se necessário, até 70 por cento da potência pode dirigir-se para a frente ou até 85% para a traseira do carro."
Em situações normais, a configuração normal da unidade é de 40:60, em vantagem da traseira. De acordo com a Audi, "Este novo diferencial opera em conjunto com uma vectorização electrónica do torque (que nomes originais que eles inventam), que afecta todas as quatro rodas. Se uma das rodas de dentro (em curva) estiver com pouca tracção enquanto o veículo está nos seus limites operacionais, então o sistema desacelera levemente essa roda para evitar rotação da roda. Isto resulta numa grande estabilidade por um lado, enquanto gera uma correcção da trajectória que ajuda nas curvas."

Outras mudanças para ajudar na performance incluem revisões no sistema de travagem (travões carbo-cerâmicos são opcionais), modificações no programa de estabilização electrónica (que pode, obviamente ser desligado por completo), e um volante de servofreio electrónico recalibrado (direcção dinâmica é opcional).

Em termos de estilo exterior, o RS5 vem com um kit estético agressivo, ligeiramente mais baixo (cerca de 20mm em relação ao Audi A5), e jantes de alumínio de 19 polegadas de 5 braços. Outros destaques vão para as duas saídas de escape visíveis na traseira do carro, perfeitamente encaixadas no para-choques de trás, um grande difusor, e um spoiler traseiro que sobe automaticamente aos 120 km/h e retrai aos 80km/h.

No interior podemos ver assentos desportivos em pele/Alcântara, um volante desportivo, incrustações em fibra de carbono e preto-piano, com acabamentos em alumínio.

O RS5 começará a ser vendido na Alemanha nesta primavera, com um preço base a rondar os 77 mil euros. No entanto ainda não existem informações em relação aos outros países... Nada como esperar até Geneva para saber mais.

0 comentários: